A juventude tende a atender aos impulsos de maneira impensada, mas é preciso se controlar...
O mundo tem ofertas mil para oferecer aos jovens e aos velhos, porém o público jovem é o mais focado. Boates, barzinhos, festinhas, turmas, grupos, “galerinhas”, amigos, amigas, rolos, ficantes e por aí vai.
Infelizmente, muitos têm cedido aos desígnios errôneos do coração. A grande maioria dos “influenciáveis” pelas armadilhas que o diabo tem plantado no mundo são os jovens que estão achando praticamente tudo normal e ainda encontram na Bíblia, possíveis explicações para seus erros e suas escolhas.
As pregações mais “linha-dura” sobre céu e inferno têm deixado a desejar em muitos templos das várias denominações, visto que a pregação da vida abundante e maravilhosa, na qual Deus apenas nos dá e dá... e dá mais ainda são muito mais atraentes do que aquelas nas quais esse “dar” de Deus vem seguido de uma coisa essencial: amar a Deus acima de QUALQUER coisa.
Voltando ao assunto, os jovens estão nas igrejas levando vidas superficiais e, muitas vezes, vazias repletas de falsos significados. Estão deixando os desígnios mundanos invadir suas vidas e suas mentes dia após dia e, infelizmente, muitas vezes não são alertados disso. A prudência não é mais uma das principais virtudes na vida dos jovens, sejam eles cristãos ou não.
O que está acontecendo? Realmente, não sei. Mas sei que isso não é o melhor caminho a ser seguido, pois Jesus é o único caminho. E se Jesus não tem sido o centro, o alvo principal, você, com certeza, não está indo pelo caminho correto. Pode ser que lá na frente, depois de passar pelas pedras, pelos espinhos, pelos buracos, pelas armadilhas, pelas trancas nas portas, pelos muros que terá de pular e por muito mais que o caminho que não é de Deus te levará, você encontre a verdade e a verdade vá te libertar. Porém, pode ser que no meio dessa caminhada aparentemente feliz e cheia de prazeres, você encontre a morte e Deus não poderá fazer mais nada por você.
A Palavra de Deus nos alerta no livro de Provérbios: A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos insensatos é engano. (Provérbios 14.8). Os sinais estão muito claros e a volta de Jesus é iminente. É bom se lembrar que ele não fará avisos da sua volta, nem dará tempo de você repensar seu caminho enquanto ele estiver descendo dos céus para buscar seus filhos.
Ore e entenda que o que Deus quer para seus filhos é o que há de melhor. Se é “crente” e precisa sair e curtir para se sentir “completo”, ou acha que precisa disso, pois sente a falta de algo em sua vida, provavelmente tudo isso que te falta e que as saídas semanais não conseguem suprir seja suprido por uma única atitude: aceitar Jesus realmente em sua vida.
Pense nisso e seja prudente!
Fonte: Lagoinha.com - Breno Amaral - redacao@lagoinha.com
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Controle-se!
Postado por portaljube às 05:17 0 comentários
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Jovens, Eu Vos Escrevi...
Por Deivinson Gomes Bignon
"Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno. Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.” (1Jo 2.14-17).
Introdução
Num mundo globalizado como o nosso, as informações circulam com uma rapidez incrível. A comunicação se processa hoje de todos os meios, e os jovens têm acesso a tudo isso sem muito esforço. Não era assim na época de João, quando não existia jornal, revistas, rádio, televisão, telefone, computador, Internet, etc. Era somente utilizada a palavra falada e escrita (na forma de livros ou cartas). Apesar disto, o apóstolo teve bons motivos para escrever aos jovens, pois o mundo nos dias de João era tão atrativo quanto hoje.
I - A Verdadeira Fortaleza da Juventude vem de Deus
a) "Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. ( Ef 6.10).
b) "Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão." (Is 40.29-31).
II - A Palavra de Deus só permanece em nós quando dependemos do Espírito Santo:
a) "Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito." (Jo 14.26).
b) "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra." (At 1.8).
c) "E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus." (At 4.31).
d) "Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo compreendeu; porque se a tivessem compreendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor,
para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." (1Co 2.6-16).
e) "Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus; guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós." (2Tm 1.13-14).
III - Só Venceremos o Maligno se estivermos firmados em Cristo:
a) "... Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo." (1Jo 3.8).
b) "Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes." (Ef 6.10-12).
c) "Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós." (Tg 4.7).
d) "Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo." (1Pe 5.8).
Conclusão
Embora na época de João não houvesse tanta facilidade para o processo de comunicação como hoje em dia, ele escreveu com os recursos disponíveis uma mensagem aos jovens que permanece até hoje; pois os atrativos que o mundo oferecia no passado eram tão fortes como os atrativos mundanos de hoje. E se quisermos ser vencedores, devemos ser fortes no Senhor, permanecer com a Palavra de Deus alicerçada em nós pelo Espírito Santo e permanentemente firmados em Cristo para resistirmos às ciladas do Maligno.
"O que o jovem pensa de Cristo hoje determina o destino de nossa nação amanhã" - Thomas Jefferson.
Postado por portaljube às 15:47 0 comentários
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Conectados
“A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tem dado, para que sejam um, como nós o somos.” (João 17.21-22.)
“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a Ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente Amém.” (Romanos 11.33-36.)
Todos sabem o poder da inteligência e da criatividade, as condições inimagináveis que os avanços tecnológicos podem nos proporcionar para termos cada vez mais uma vida dinâmica, confortável. O que era um sonho impossível para nossos antepassados, para nós é possível apenas com um toque das pontas de nossos dedos.
O Deus criador de todas as coisas, dono de todo saber, quer manifestar sua glória em nossa vida, nos conduzir a conquistas lindas em nossa história, sobre tudo uma vida conectada em velocidade total à sua graça, às possibilidades infinitas que só a sua presença pode nos dar. Nada adianta viver em um tempo tão avançado, definido pelos estudos de antropologia, ser parte da geração mais próspera que todas as outras que já habitaram o globo e ser vazio por dentro, o desejo de Deus para nós é que sejamos completamente felizes. Que os nossos impossíveis, aqueles que nenhum avanço tecnológico pode tocar, sejam transformados pelo poder incomparável da graça de Deus. Que a dor da alma seja curada, a enfermidade terminal seja vencida, aquele que está morto, seja no espírito, alma ou corpo, possa viver. Tudo isso e muito mais Deus pode fazer por nós se estivermos conectados a Ele. Foi o pedido intenso na oração de Jesus em João capitulo 17, que sejamos unidos a Deus.
O grande objetivo de satanás é romper a conexão do homem com seu Criador, o Deus Eterno que habita em glória. Desde o jardim do Éden, satanás vem usando a mesma estratégia para manter o homem desconectado a Deus: fazer com que o homem satisfaça os prazeres carnais em vez de obedecer a Deus, ficando assim, prezo as cadeias infernais do pecado.
Viver a liberdade nos dada por Deus, todo o poder e graça de vida, conquistado por JESUS CRISTO na cruz do calvário é a vontade de Deus para nós, entretanto, para que isso aconteça de fato é necessário que tomemos a decisão de nos conectar a Deus, essa conexão se dá através de uma vida em obediência à sua Palavra, agindo assim faremos coisas mais que incríveis, nossa vida será completa, uma fonte a fluir alegria, paz, prosperidade, o poder transformador de Deus em todo tempo.
Fonte: Lagoinha.com - Pr. Romney Cruz
Postado por portaljube às 06:21 0 comentários
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Na Linha de Frente
“Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados.”
(2Cr 20.22.)
A história narrada no capítulo 20 de 2 Crônicas é muito forte. E linda! O povo de Israel estava vivendo uma nova situação de perigo. Mais uma vez eles se encontravam acuados, afrontados por um povo inimigo e sem recursos próprios para vencerem a batalha. Novamente o Senhor foi fiel com eles, lhes dando uma estratégia bastante interessante.
Sob clara inspiração dos céus, o rei Josafá “ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre” (v 21). O resultado foi uma vitória completa. A resposta de Deus ao louvor do seu povo amado foi instantânea!
Essa semana eu me lembrei desse relato e meditei no propósito de Deus para a decisão de colocar os levitas na frente do exército, cantando a Ele. Imediatamente me veio ao coração o verso 3 do Salmo 22: “Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel”. Pude então concluir que ao estabelecer um ato público de louvor e adoração adiante do exército, Josafá na verdade trouxe a própria pessoa de Deus para a linha de frente da batalha. Os cânticos de amor e gratidão do povo entronizaram a presença de Deus e Ele assumiu o controle completo da situação.
Eu tenho resgatado tantas coisas boas com Deus nos últimos tempos! E eu creio que Ele tem trazido nova vida ao ensinamento de que há um poder de guerra na nossa adoração. Eu sei que você sabe disso. E eu quero te animar a colocar uma porção maior de fé e ousadia no seu cantar. Não importa se você não sabe os louvores da moda, se tudo que lhe vem à mente no que diz respeito a louvor é aquele hino “Segura na mão de Deus” ou se você não tem talento musical.
Se hoje você se encontra numa situação de perigo ou dor, chame Deus para a linha de frente. Se a situação da sua vida lhe causa angústia e aparentemente não há solução para os conflitos do teu coração, tão somente estabeleça louvor ao Senhor na linha de frente, adiante de todos os seus outros limitados recursos humanos!
Dê ordem à tua alma para que ela produza emoções de gratidão a Deus (Sl 103). Pisoteie toda frustração com lembranças das imensas provas de amor que o Senhor já lhe deu! Abra a sua boca e declare, musicalmente ou não, a grandeza de Deus! Fale para si mesmo da misericórdia e graça dele! Afronte a depressão com ações de graças! Derrote o desânimo com brados de glórias e aleluias!
Nosso Deus é real! Ele não mudou! Se não pudermos crer no Deus da Bíblia, o que ela está fazendo debaixo do nosso braço? Ele ainda está entronizado em meio aos louvores do seu povo! Ele ainda responde orações e muda pranto em festa!
E Ele ainda envergonha os inimigos daqueles que o colocam na linha de frente de suas vidas, decisões e batalhas, através de muito louvor e adoração.
Carinhosamente no Senhor,
Fonte: Lagoinha.com - Thais Monteiro Brum - Líder de louvor e adoração na Igreja Metodista em São Pedro de Alcântara - Pádua/RJ
Postado por portaljube às 06:47 0 comentários
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Agrada-te do Senhor
Não tem sido dias muito fáceis. A Palavra é clara ao dizer que “as aflições do tempo presente não se compararam com a glória que nos há de ser revelada” (Romanos 8.18). E muitas das vezes as nossas maiores lutas são aquelas travadas internamente. São aquelas em que você luta contra sua velha natureza, contra sua velha carne; contra sua velha vontade. Você olha para dentro de si e percebe o quanto ainda precisa “morrer!” O quanto o seu interior ainda não está totalmente vazio... O quanto ainda há pra tirar, limpar, reformar, a fim de que o Espírito Santo possa habitar totalmente.
Tenho experimentando isso. Tenho olhado para mim mesmo e visto que ainda preciso, muito, matar as minhas vontades. Que ainda preciso me render totalmente aos comandos do Senhor para minha vida e ministério.
Somos salvos em Jesus e desejamos agradá-lo. O buscamos tanto em oração, pranto, adoração. Temos o desejo real de obedecê-lo. Isso é fato. Mas infelizmente estabelecemos parâmetros para que Ele siga. Ai está o problema; não podem ser os MEUS parâmetros! Não podem ser as MINHAS vontades! Ainda que elas sejam agradáveis aos olhos humanos; ainda que elas sejam “Em nome de Jesus”... Se não forem os sonhos, a visão de Deus para mim, não servem. Não tem valor.
Lembremo-nos de Noé. Ah! Como ele obedeceu sem olhar para nada, nem ninguém! Foi zombado, criticado, por muitos! Anos a fio ele e sua família cumpriram o chamado de Deus para suas vidas: construíram uma arca (Gênesis 6.14) que tinha o tamanho aproximado de 500 vagões de trem, de acordo com a página 13 da Bíblia de Estudo Plenitude. Abraão ouviu as ordens expressas do Senhor: “Sai da tua terra, da tua parentela” (Gênesis 12.1), “Entregue o teu único filho em sacrifico a mim” (Gênesis 22.2), dentre outros que poderíamos citar. O que motivou cada um desses homens? Por que eles são citados em Hebreus 11 como heróis da fé? Porque eles viveram a vontade de Deus para suas vidas. Eles foram guiados pelo Espírito do Senhor em todo tempo. Abriram mão de suas vidas para viverem a vida que o Senhor sonhou para cada um deles.
Deus também tem um sonho para você que lê este artigo. Ele também tem um sonho para mim que o escrevi. Desde a fundação do mundo, o seu nome está escrito nas palmas das mãos dele (Isaías 49.16). Todos os seus dias estão contados, planejados pelo Senhor! (Salmo 139) Seus planos para nós são “de vida e paz, para nos dar o fim que desejamos” (Jeremias 29.11) Aleluia!
Qualquer renúncia, qualquer luta, qualquer negação, vale a pena para cumprir os sonhos de Deus na nossa vida! Ele como Deus não usurpou o ser e veio a terra em forma de homem; humilhou-se por amor a mim e a você. Quem somos para dizermos não ao seu chamado?
Vale a pena! Eu sei que vale! “Para que Ele veja o fruto do penoso trabalho de sua alma e fique satisfeito.” (Isaías 53.11) Quer honra saber que o Senhor pode ficar satisfeito por meio da nossa vida!
Deus te abençoe!
Fonte: Lagoinha.com - Renata Lima - Primeira Igreja Batista em Pirajá – Salvador/Bahia
Postado por portaljube às 05:51 0 comentários
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
O Jovem e a Igreja
Ao pensarmos na palavra jovem, muitas são as características que nos vem à cabeça. Podemos falar em curiosidade, energia, humor inconstante, a certeza de um futuro longo pela frente, ou mesmo uma busca de independência e certa dose de onipotência. Na verdade é o sentir intensamente, mas principalmente o experienciar, o experimentar sensações, situações, relações, emoções. Porém não mais com aquela pureza e desprendimento da infância; agora com mais complicações, responsabilidades, deveres e até mesmo certa preocupação com o futuro – incerto.
É uma fase da vida em que é necessário apoio, pois esse ‘jovem’ muitas vezes está saindo da adolescência ou vivendo esse período, e num mundo tão repleto de informações e determinações comportamentais, que nem sempre são positivas, é preciso haver um ambiente adequado em que se possa estar e compartilhar.
O jovem hoje busca algo mais que o possa tornar um adulto saudável emocional, física e espiritualmente. Pensando nesse crescimento pessoal, é possível destacar alguns núcleos de aquisição de conhecimento e comportamento como a escola, o trabalho, a família, a igreja etc...
A igreja é sem dúvida um núcleo diferenciado, podendo ter sentidos variados para cada indivíduo. Pode ser vista como local de encontros, uma espécie de clube social, um lugar para ir e sentir-se melhor sem tantas culpas, ou ainda um local para exibir e usar habilidades por auto-satisfação.
Em meio a estas possibilidades e tantas outras há, porém um significado primordial e genuíno. É na igreja, a casa de Deus, que o jovem vai buscar forças para vencer o mundo, busca a Palavra Sagrada para se enriquecer da graça e paz do Senhor. Encontra ali amigos leais com os quais pode dividir seus momentos bons e ruins, assim como o conforto e o consolo que só Cristo dá.
Num mundo tão difícil de lidar, com tantas perdas, a igreja de fato vem ocupar um espaço importante no contexto social. É pena ver tantas igrejas transformadas em clubes e recantos de bate papo, necessários para o desenvolvimento de qualquer indivíduo, mas pouco suficientes no sentido de oferecer suporte a esses jovens, perdendo desta maneira sua real função.
A partir de todos estes aspectos, percebemos então que o jovem freqüentador de igreja pode ser uma rica fonte de transformações positivas neste mundo de caos.
Vivendo em comunidade, dividindo dificuldades, fazendo amizades sinceras e recebendo o mais essencial alimento, o espiritual, certamente é possível ver não apenas um jovem como também um adulto mais feliz. Pois quando o desenrolar da juventude acontece na igreja a conseqüência é um adulto mais seguro, maduro e pleno, capaz de adaptar-se melhor as dificuldades e perdas da vida. E isso no mundo em que vivemos conta muito.
Fonte: Lagoinha.com - Márcia Dittz Sousa Lima
Postado por portaljube às 19:30 0 comentários